Wednesday, October 07, 2009

QUANTOS SOMOS?

"Dizem-me amigos, que estudaram a demografia, que Portugal tem mais de 11 milhões de habitantes e não apenas os tradicionais 10 milhões, discrepância explicada por os últimos censos serem particularmente maus". Campos e Cunha, Público de 2/10/2009.
.
Afirmam amigos de Campos e Cunha, conhecedores da matéria, que entre a população portuguesa efectiva e a tradicional (uma designação pitoresca para um professor universitário de economia) haverá uma diferença de mais de 1 milhão de pessoas, qualquer coisa como 10%. Uma diferença enorme, sobretudo tendo em conta o débil crescimento demográfico observado em Portugal nas últimas décadas, segundo as estatísticas do INE.
.
Os amigos de Campos e Cunha, contudo, exageram se confiarmos no que era reportado no Diário Digital de 26/8/2008: "A população portuguesa deverá ascender a 11.395.000 em 2035, um crescimento de 7,3% face aos 10.617.000 registados a 1 de Janeiro deste ano, indicam as projecções demográficas do Eurostat para 2008-2060 divulgadas esta terça-feira."
.
De qualquer modo a dúvida subsiste: Afinal quantos somos? E a resposta mais acertada será, creio eu: ninguém sabe.
Mas que conclusões válidas podem ser retiradas da leitura de indicadores que se sustentam em valores errados? Neste caso, se a população portuguesa é superior em 5% à população considerada pelas instituições de estatística (a hipótese contrária parece estar fora de causa) o PIB per capita será realmente inferior em 5% aos valores oficiais, supondo correcto o valor calculado para o PIB. Em resumo: a correcção não melhorará a nossa imagem aparente.
.
Mas é a todos os títulos lamentável que o erro possa ser tão grande, se os amigos de Campos Cunha tiverem alguma razão.

No comments: